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Fidelização de Clientes

Continuando a missão de criar uma nova cultura de atendimento onde a fidelização e encantamento de clientes estão inseridas, vamos a mais um artigo.

Como pudermos ver até agora nesse nosso bate papo, tudo se trata de pessoas.

Pessoas são pessoas.

  • Negócios são pessoas.
  • Empresas são pessoas.

TUDO se trata de pessoas.

Quando falamos em fidelização e encantamento de clientes, não existe uma fórmula exata de como atuar. Existem ideias que podem ser aplicadas e adaptadas para cada negócio.

Tudo é certo, desde que, seja intrínseco, que você está lidando com pessoas e não com dinheiro.

“Ah Diogo, mas eu abri um negócio para ganhar dinheiro!”

É claro! Todos nós abrimos negócios para ter lucro. Mas eu te falo uma coisa: Foque nas pessoas (funcionário, clientes, fornecedores e etc.) que o dinheiro vem! E vem mais fácil.

Não é papo motivacional não. Eu venho mostrado diversos exemplos de como fidelizar e encantar clientes nesses nossos bate papos e tenho provado, por dados reais, que o dinheiro não é problema para você executar e se preocupar com pessoas. E tenho mostrado também que o dinheiro vem!

Quando você para de focar na concorrência e passa a focar nas pessoas, você foge da guerra de preços, foge da zona de conflito entre as empresas, da zona sangrenta.

Pessoas precisam de atenção, precisam ser queridas.

Tenha empatia. Se coloque no lugar de seus clientes e pensa como gostaria de se sentir. Lembre da vez que algum lugar do qual você consumiu te surpreendeu, lembra dessa situação.

Porque estou sugerindo isso? Porque quando eu falo de pessoas, independentemente da classe social, nível de escolaridade, lugar onde mora ou frequenta, idade e qualquer outra diferença que tenhamos um dos outros, os sentimentos são iguais!

O que temos em comum, um com os outros? Sentimentos!!! Todos sentimos as mesmas coisas. Alegria, medo, raiva, repulsa e tristeza. Todos sentimos.

Você já assistiu ao filme Divertida Mente (título original: Inside Out)? Se não assistiu, assista. Se já assistiu, assista novamente.

É exatamente sobre isso que se trata. Emoções. E porque um filme para crianças acaba tocando vários adultos? Porque os sentimentos são os mesmos!

Então enquanto você tiver um bom atendimento, for honesto, tiver um preço justo e entender que está lidando com pessoas, que está lidando com emoções, teu negócio vai decolar!

Como você pode ver, fidelizar clientes não é somente sobre dar prêmios e sim entender pessoas. Entender, na verdade, o que gera o fato de estar dando um prêmio. É entregar o intangível. É ser empático.

Não importa o tamanho do seu negócio: PESSOAS SÃO PESSOAS!

Fala aqui comigo nos comentários e me diga o que está achando sobre o assunto. Dúvidas, dicas, críticas ou sugestões são sempre bem vindas.

Um grande abraço e nos vemos em breve!

Diogo Lopes

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